Como usar o Google Sites para professores e criar aulas mais divertidas?

4 de março de 2022


Você conhece o Google Sites e suas funcionalidades para criar sites para professores? Pois bem, como o nome indica, trata-se de uma ferramenta gratuita de criação e publicação de sites e, atenção: fácil de usar. Por isso, ideal para uso de professores e alunos.

O design intuitivo o torna acessível tanto a novatos quanto a espertinhos da tecnologia. Além disso, sites são uma ótima forma de inserir a  tecnologia em sala de aula por meio de metodologias ativas e flexíveis.

Como o Google Sites funciona?

Embora o Google Sites funcione em um celular ou tablet, é preferível usar um laptop ou computador de mesa com tela grande e mouse para ajudar a facilitar o processo de trabalho. Ao abri-lo, você poderá começar do zero, selecionando o ícone “+” ou pode escolher um dos muitos modelos existentes na “galeria de modelos”, localizada na parte superior da página.

Não se esqueça de dar um título à página na parte superior antes de organizar seu layout, simplesmente arrastando e soltando as caixas aonde você quer que cada uma esteja. De início, é recomendável manter as coisas da forma mais simples possível ou manter o modelo original.

Depois, preencha as informações complementares do seu site, como o nome e o texto de introdução. Também é possível fazer upload de imagens e adicionar páginas extras selecionando a guia “Páginas” à direita e o ícone “+” na parte inferior dessa barra lateral. A outra guia, “Temas”, permite alterar a aparência do site com opções para vários tipos de fontes, cores e estilos. 

LEIA TAMBÉM: 5 filmes aos quais todo professor deve assistir

O passo seguinte é publicar o site

Quando estiver com o layout ideal para o seu objetivo e com o conteúdo criado, é hora de publicar. É simples, basta clicar no botão “Publicar” localizado no canto superior direito. É nesse momento que se insere o endereço da web que deseja usar. 

A vantagem é que o Google Sites é uma ferramenta interligada a outras ferramentas de redes, como o “Analytics” e é possível ver como o site está se saindo em termos de tráfego, informação relevante em casos de sites para professores promoverem seu trabalho. Usar o Google Sites em sala de aula como recurso pedagógico terá outras preocupações.

Como o Google Sites para professores pode tornar as aulas mais divertidas?

Uma forma de oferecer recursos diferenciados aos alunos é envolver mais a tecnologia em sala de aula, como a utilização de sites criados pelos professores ou pelos alunos. Ele também pode ser bem integrado ao Google Classroom, tornando-o ideal para escolas que já usam o G Suite for Education.

Sites para professores podem ser utilizados como uma maneira de fornecer diretrizes para alunos, carregando as informações de procedimentos de maneira clara e acessível. Ao mesmo tempo, com facilidade de atualizações à medida que novas alterações ocorrerem. Podem também funcionar como uma ferramenta que envolva as turmas na tarefa de aprender a criar um site funcional. Definir uma tarefa e o layout das informações necessárias em um site pode ajudar a criar camadas de aprendizado e incentivar o desenvolvimento de habilidades úteis, como resolução de problemas e comunicação. Outra utilização que pode ser sugerida aos estudantes é usar o Sites como forma de apresentar um projeto. 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h